Curso online sobre monitoramento de fogo no Pantanal está com inscrições abertas
A capacitação é direcionada aos gestores e brigadistas que atuam no Pantanal, de forma gratuita
Estão abertas as vagas para o curso de monitoramento de fogo por satélite no Pantanal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link (https://cursolasa.com.br/2022/) até o dia 21 de novembro. A capacitação faz parte do ALerta de ÁRea queimada com Monitoramento Estimado por Satélite (ALARMES), sistema criado pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA/UFRJ).
Uma realização do LASA em conjunto com a Wetlands International Brasil e Mupan (Mulheres em Ação no Pantanal), acontecerá nos dias 22 e 23 de novembro, em formato EAD, via plataforma Zoom, das 14h às 17h (horário de Mato Grosso do Sul). "Neste curso, convidamos gestores e brigadistas para entender o funcionamento da plataforma ALARMES, desde os princípios físicos associados ao monitoramento de fogo por satélite até a validação dos resultados do mapeamento. Além disso, esperamos fornecer uma imersão nos temas mais atuais a respeito da detecção remota e sua contribuição para a compreensão do regime de fogo e impactos no meio ambiente, gestão e na saúde da população", explica Renata Libonati, coordenadora do ALARMES/LASA. A diretora executiva da Wetlands International Brasil, Rafaela Nicola, lembra que a plataforma foi criada no ano passado, diante da necessidade de uma resposta rápida aos episódios de incêndios florestais."Trata-se de um sistema que disponibiliza alertas de área queimada em tempo quase-real (NRT) para o Pantanal brasileiro e, também, o transfronteiriço (Bolívia e Paraguai). Então, a Wetlands International Brasil, como instituição que trabalha em prol da conservação das áreas úmidas, tem o interesse de ser uma facilitadora desse curso para que cada vez mais pessoas que atuam no Pantanal possam saber usar essa importante ferramenta de prevenção e combate aos desastres do fogo", explica a diretora executiva da Wetlands International Brasil, Rafaela Nicola.
"Esperamos que ao final, o curso de capacitação possa auxiliar o público-alvo no reconhecimento das potencialidades e limitações tecnológicas associadas ao monitoramento de fogo por satélite, a fim de aprimorar a tomada de decisão", conclui Renata.Serviço:
Programação:
Dia 22 de Novembro (terça-feira)
- 14h00-14h10 Abertura: Ms. Rafaela Nicola - Wetlands International Brasil
- 14h10-14h40 Princípios físicos: Dr. Leonardo Peres (UFRJ) e Dr. Allan Pereira (IFSULDEMINAS)
- 14h40-15h10 Sistema ALARMES: Dra. Renata Libonati (UFRJ) e Ms. Filippe Santos (UÉvora/UFRJ)
- 15h10-15h25 Intervalo
- 15h25-15h55 Previsão de risco de fogo: Dr. Carlos da Câmara (ULisboa) e Ms. Sílvia Nunes (ULisboa)
- 15h55-16h40 Regime do fogo/Projeções climáticas futuras: Ms. Patrícia Silva (ULisboa), Ms. Julia Rodrigues (UFRJ) e Ms. Liz Belém (UFRJ)
- 16h40-17h00 Perguntas finais
Dia 23 de Novembro (quarta-feira)
- 14h00-14h30 Validação e FogoTeca: Dr. Allan Pereira (IFSULDEMINAS) e Ms. Julia Rodrigues (UFRJ)
- 14h30-15h00 Manejo do fogo: Dr. Christian Berlinck (ICMBio/CENAP)
- 15h00-15h15 Intervalo
- 15h15-15h45 Origem natural e antrópica dos fogos: Dra. Renata Libonati (UFRJ) e Lucas Menezes (UFRJ)
- 15h45-16h15 Impacto dos fogos na qualidade do ar: Dra. Aline Oliveira (UFRJ) e Dr. Djacinto dos Santos (UFRJ)
- 16h15-16h30 Intervalo
- 16h30-17h00 Prevenção de áreas prioritárias/Restauração: Dra. Letícia Garcia (UFMS) e Ms. Paula Martins (UFMS)
- 17h00-17h15 Encerramento