Manifesto para Territórios de Vida reforça apoio aos povos indígenas e comunidades tradicionais, guardiãs da natureza
Revisto e aprovado durante a Assembleia Geral do Consórcio TICCA, o manifesto é uma construção coletiva, e foi produzido durante vários encontros e debates dos membros que participaram de forma voluntária. O documento destaca e reforça o apoio aos povos que vivem em seus territórios de vida e que se reconhecem como povos guardiãs da natureza. Trata-se de um "documento vivo" que será regularmente reafirmado e enriquecido conforme necessidade.
Organizados como parte de redes locais, nacionais, regionais e globais, o material prevê diretrizes e reforça compromissos, tais como: o ressurgimento, a descolonização e auto fortalecimento dos povos indígenas e das comunidades tradicionais, reconhecendo os direitos dos povos indígenas e demais coletivos para governar os territórios como seus bens comuns e como base necessária para a permanência de sua cultura, além de buscar todas as dimensões da justiça social, ambiental e climática dentro e fora desses locais em comum.
O material ainda salienta o fortalecimento da conscientização, além de medidas urgentes sobre: a necessidade de políticas nacionais de conservação que prevejam a restituição dos territórios de vida, bem como o reconhecimento e apoio aos guardiões da natureza – inclusive economicamente – na medida que conservem a diversidade bio-cultural tanto em suas áreas conservadas quanto nas protegidas e estabelecidas pelo Estado.
De acordo com Lilian Pereira, representando a Mupan, organização de referência para TICCA no Brasil, a assembleia TICCA é um importante canal de debate entre membros e membros honorários que contribui para intercâmbios de informação e aproximar as lutas desses povos. "É sempre muito rico participar desses espaços onde saímos sempre com o sentimento de que a luta dos povos originários é de todos e que nosso dever é apoiar e facilitar para que suas demandas cheguem aonde se deve", frisou. A 19° Assembleia Geral TICCA, foi convocada virtualmente, e ocorreu nos dias, 29/03, 26/04, 31/05 e 28/06. No último encontro, destaque para a eleição de novos membros do Conselho, além da revisão e entrega do manifesto.
Acesse o manifesto na íntegra AQUI