Consórcio ICCA (Indigenous peoples' and community conserved territories and áreas) ou Territórios de Comunidades Indígenas e Tradicionais Conservadas TICCA)
O Consórcio ICCA (Indigenous peoples' and community conserved territories and áreas) ou TICCA (Territórios de Comunidades Indígenas e Tradicionais Conservadas) foi oficialmente estabelecido na Suíça em 2010 como uma Associação Internacional sob o Código Civil Suíço. É uma organização da sociedade civil baseada em membros, apoiada por um secretariado internacional semi-voluntário baseado em vinte e dois países.
O Consórcio é composto por organizações locais, nacionais, regionais e internacionais de povos indígenas e comunidades locais que trabalham para assegurar e manter seus territórios e recursos naturais reconhecidos e seguros através de controle e conservação da própria comunidade que habita nessas áreas.
Nos territórios latino-americanos, a estrutura e governança do consorcio se dá a nível regional e nacional, com um conselho executivo composto por cinco pessoas e uma secretaria técnica composta por três coordenadores sub-regionais (representando Cone-Sul, Amazônia e Meso-Centro América). O Brasil encontra-se na sub-região Amazônica, que é coordenado pela bióloga e especialista em Limnologia e Gerenciamento de Áreas Protegidas, Carmen Miranda.
A Mupan integra o Consórcio TICCA desde 2017.
Mais informações em: ttps://www.iccaconsortium.org/